17 de março de 2012

A Educação Infantil e seus objetivos

O Referencial Curricular Nacional apresenta várias orientações a ser seguida na Educação Infantil, isso significa garantir o bem estar e desenvolvimento socioafetivo, físico e intelectual, alem de assegurar o avanço na construção do conhecimento usando a didática e metodologias adequadas a cada faixa etária.

Os objetivos da Educação Infantil para que a criança possa:

·         Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

·         Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem – estar:

·         Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;

·         Estabelecer e ampliar suas relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e ponto de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

·         Observar e explorar ambiente com atitude e curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;

·         Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

·         Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas ás diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

·         Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitude de interesse, respeito e participação perante elas e valorizando a diversidade;

 Esses objetivos também devem ser usados com as crianças portadoras de necessidades especiais, pois o Referencial é inclusiva é igual para todos, e os educadores que devem se ajustar e adaptar –se com a realidade de sua sala de aula.




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